segunda-feira, 15 de abril de 2024

INTIMIDADE COM DEUS

 

"E, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz; se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus." (Pv 2.3-5.)
Deus disse por intermédio do profeta Oséias que:

"O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento [...]" (Os 4.6.) O que significa esse conhecimento? Pode ser que você tem recebido muito conhecimento, o de doutrina, conhecimento, muitas vezes, das letras, no entanto, o conhecimento de Deus é o único que não vai deixar você ser destruído. Conhecer a Deus é ter intimidade com Ele.

Quem pode ter esse conhecimento de Deus? O Salmo 25, versículo 12 nos mostra: "Ao homem que teme ao SENHOR, ele o instruirá no caminho que deve escolher." Se você teme ao Senhor, a dúvida sobre qual caminho a seguir não mais existirá em sua vida. Quanto maior for o nível do temor do Senhor em sua vida, mais você terá conhecimento do coração paterno de Deus e conhecerá o seu amor, a sua misericórdia, e subirá em santidade, e os seus olhos serão abertos para ver os caminhos do Senhor para sua vida.





Quem pode ter intimidade com Deus? "A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança." (Sl 25.14.)

Abraão foi chamado amigo de Deus (Tg 2.23). Ninguém se torna amigo do outro só porque se assenta junto durante um culto, em um cinema ou restaurante. Amigo é aquele com quem se gasta tempo, com quem há intimidade. Abraão experimentou o temor do Senhor. Em Gênesis 22.12, está registrado o momento quando Abraão foi, em obediência, ofertar o seu filho ao Senhor, Deus não estava provando a sua fé. A fé não é para ser provada. O que é provado é o temor de Deus. Não encontramos na Bíblia a fé sendo provada. O temor sim, porque tudo na vida depende do temor do Senhor.

A ausência do temor de Deus na vida é que leva a pessoa a escancarar as portas para que as maldições, pecados e desgraças venham sobre a vida dela. E, no momento em que Abraão ia sacrificar o seu filho, o anjo apareceu: "Então lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz, e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho." (Gn 22.12.)





Ali, no alto do Monte Moriá, foi provado o nível do temor de Deus na vida de Abraão e que a intimidade do Senhor verdadeiramente é para aqueles que o temem.

Querido leitor, quando você começa a entender isso, vê que o temor de Deus é algo maravilhoso. É uma escolha, algo que você faz.

Muitos imaginam que a nossa relação com Deus deve ser religiosa, distante. A nossa fé não é simplesmente uma religião. É um relacionamento, é um andar com Ele. Jesus não veio para ser um mestre religioso. Ele deseja ser nosso amigo.





O temor do Senhor não surge num estalar dos dedos, surge na caminhada com o Senhor. A Bíblia diz em Provérbios 4.18: "Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." Pode se dizer que ao meio-dia é a hora perfeita do dia, pois nesse horário não vemos a nossa sombra, assim é aquele que anda no temor do Senhor, ele encontra um caminho sem sombras, sem maldição.

Deus abençoe!


FONTE: https://www.otempo.com.br/opiniao/pastor-marcio-valadao/intimidade-com-deus-1.219483https://www.otempo.com.br/opiniao/pastor-marcio-valadao/intimidade-com-deus-1.219483


Nenhum comentário:

Postar um comentário