sexta-feira, 3 de agosto de 2012

As obras da Carne e o Fruto do ESPÍRITO


" "Carne" (gr. Sarx) é a natureza pecaminosa com seus desejos corruptos. Aqueles que praticam as obras da carne não poderão herdar o reino de Deus (Gl. 5:21). Por isso, essa natureza carnal pecaminosa precisa ser resistida e mortificada através do poder do Espírito Santo (Gl. 5:17).
As obras da carne de acordo com Gálatas 5:19-21, incluem:

Prostituição - Imoralidade sexual de todas as formas, isto inclui, também, gostar de fotos, quadros, filmes ou publicações pornográficas.
Impureza - Pecados sexuais, atos pecaminosos e vícios, inclusive maus pensamentos e desejos do coração.
Lascívia - É a pessoa seguir suas próprias paixões e maus de sejos a ponto de perder a vergonha e a decência.
Idolatria - É a adoração de espíritos, pessoas ou ídolos como se fossem autoridade igual ou maior que Deus.
Feitiçarias - Espiritismo, magia negra, adoração de demônios e o uso de drogas e outros materiais, na prática da feitiçaria.
Inimizades - Intenções e ações fortemente hostis; antipatia e inimizades extremas.
Porfias - Brigas, oposição, luta por superioridade.
Emulações - Ressentimento, inveja amarga do sucesso dos outros.
Iras - Ira ou fúria explosiva que irrompe através de palavras e ações violentas.
Pelejas - Ambição egoísta e a cobiça do poder.
Dissensões - Introduzir ensinos cismáticos na congregação sem qualquer respaldo na Palavra de Deus.
Heresias - Grupos divididos dentro da congregação, formando conluios egoístas que destroem a unidade da igreja.
Invejas - Antipatia ressentida contra outra pessoa que possui algo que não temos e queremos.
Homicídios - Matar o próximo por perversidade.
Bebedices - Descontrole das faculdades físicas e mentais por meio de bebida embriagante.
Glutonarias - Diversões, festas com comida e bebida de modo extravagante e desenfreado, envolvendo drogas, sexo e coisas semelhantes.

As palavras de Paulo sobre as obras da carne são severas: "Os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus".   


O Fruto do Espírito: 

Uma das mais importantes facetas doutrinárias da obra de Deus é o fruto do Espírito. Sem o fruto do Espírito passamos a desenvolver um cristianismo teórico, SEM VIDA.
Segundo o dicionário, a palavra "fruto" em sua etimologia significa filho, prole, efeito, resultado, utilidade, rendimento. Já no sentido bíblico a palavra fruto está sempre associado com nossas atitudes, que devem estar sempre de acordo com os ensinos de Cristo.
Conquanto se refira a nove qualidades, a palavra "fruto" aparece no singular, significado uma unidade de virtudes. Ao contrário das obras da carne, cada graça ou virtude do fruto do Espírito é parte de um todo, um todo indivisível. Vejamos as virtudes que compõem o fruto do Espírito de acordo:

Caridade ou Amor - Como virtude principal e inicial do fruto do Espírito o amor aqui revelado é o ágape, ou seja, o amor divino. Este amor emana de Deus para o homem, pois o Senhor é a fonte de todo o amor (1Jo 4:8).
Gozo - Trata-se daquela qualidade de vida que é graciosa, e bondosa, caracterizando-se pela generosidade na dádiva aos outros, resultante de um senso de bem estar espiritual, em razão de uma correta relação com Deus.
Paz - É a tranquilidade perfeita, independente das circunstâncias. É uma situação de calma interior que excede a todo o entendimento.
Longanimidade - É a capacidade de amar, é o amor esperando... Significa literalmente, "longo ânimo". É a tolerância por amor.
Benignidade - Significa gentileza, bondade, excelência de caráter, honestidade.
Bondade - Tem a ver com ação, atitudes em relação, prosperidade e gentileza.
- Significa fidelidade, confiança.
Mansidão - Significa placidez, modéstia, gentileza, cortesia.
Temperança ou Domínio Próprio - Auto controle, autodisciplina que um cristão precisa ter em sua vida. 

Fruto do Espírito constitui-se em expressões do caráter de Cristo em nossas vidas, pois nos torna mais parecidos com o nosso Mestre, restaurando o homem à imagem de Cristo. O fruto do Espírito Santo produz santificação, pois ajuda o crente a ser mais submisso ao senhorio do Senhor, através de uma limpeza pela palavra. 
Que Deus nos abençoe para que possamos produzir em nossas vidas o fruto do Espírito.

Por Pr. Douglas Gonçalves de Freitas".

Diz a Bíblia: "Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que por­ventura seja do vosso querer". Gálatas 5:17 

Que nestes dias em que mais perto está O ESPÍRITO SANTO DE DEUS, você e eu possamos nos edificar abundantemente do fruto do Espírito e suas virtudes, pois muito tem faltado isto na Igreja do Senhor, que sejamos nós a fazer a diferença no meio desta geração, em nome de JESUS amém. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novamente refletindo...

"Tendo Jesus concluído todas as suas palavras dirigidas ao povo, entrou em Carfanaum. E o servo de um centurião, a quem este muito est...