sábado, 12 de janeiro de 2013

ESTRESSADO(A) ???


A paz de espírito, a solicitude e a serenidade são as principais bases para que o homem seja feliz nestes dias tão estressantes que passamos, em especial para nós que vivemos no contexto urbano, na cultura da fábrica. Com a quantidade de estímulos estressantes que atualmente nos cerca, o ser humano fica cada vez emocionalmente mais frágil, sem levar em conta que somos brasileiros e culturalmente, uma grande maioria de nós não precisa sofrer de transtorno bipolar para experimentar diferentes mudanças de estado emocional em um único dia. Muitos vivem literalmente com suas emoções a “flor da pele”.
Precisamos cuidar bem das nossas emoções, e quando mais rápido melhor. Desde cedo o grau de respostas adaptativas é maior, crescemos no contexto de pressão diária: relacionamentos interpessoais, família, provas escolares, expressar em outro idioma, comprar casa própria, concursos, decisões, enfim, vivemos uma vida e precisamos andar, ou melhor, correr na velocidade dos carros, caso contrário, você pode estar atrapalhando o trânsito ou se você é um pedestre, tem que prestar atenção para não ser atropelado. Morar em prédios altos, medo dos elevadores, medo de ladrões, a crítica alheia sagaz, lidar com uma dura do chefe estressado e frustrado, encarar uma crise relacional ou familiar, lidar com o medo da violência urbana.

O sistema nervoso é o mesmo, desde quando não havia essa quantidade enorme de variáveis precipitantes que levam cada indivíduo a passar por algum tipo de transtorno emocional. E o que fazer para melhorar nossa qualidade de vida segundo a orientação bíblica?
Coloque em sua mente somente o que possa ajudá-lo realmente a ser feliz. Atitudes positivas. No momento em que vier à sua mente algo ruim, alguma “voz” dizendo que você é incapaz, rebata esse sentimento de baixa autoestima com outro, mediante a sua razão. Não é seu sentimento que deve controlar você, quem controla seu sentimento é você. Diga para você mesmo: “Outros conseguiram, eu também posso conseguir. Outros foram capazes, eu também posso ser…”. A Bíblia diz que o coração do homem é enganoso. Quando a Bíblia fala do coração, está dizendo que o que você sente pode ser passageiro, volúvel e irreal. Então treine esse mecanismo, rebata seu pensamento com outro, seja bom nisto! Não fique achando que isso soa como falso, pois não é. Você pode também rebater seus pensamentos negativos com conselhos bíblicos motivadores, tais como: “Quero trazer a memória o que me pode dar esperança – Lamentações 3:21. “Finalmente,irmãos, tudo que for verdadeiro, tudo que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo que for amável, tudo que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Ponham em prática tudo que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês.” – Filipenses : 4; 8,9.
Não tenha pensamentos antecipados ou precipitados. Temos sempre a tendência de sofrer por antecipação. A resposta de Deus para sua alma hoje agitada é descanso. Na maioria das vezes, as coisas pelas quais sofremos, nem mesmo acontece. Assim perdemos energia sofrendo muitas vezes à toa. Diga a você mesmo: não vou sofrer por antecipação, não há nada que eu possa fazer agora. E pense em outra coisa pela qual possa evitar o estresse desnecessário. “O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima.” – Pv 12.25. Seja bondoso com você mesmo. Saiba que o maior carrasco do homem é o próprio homem. E como também está escrito na Bíblia:“Não andeis ansiosos de coisa alguma ;em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” Fp 4:6
::Carlito Paes
Pastor Sênior da Primeira Igreja Batista em São José dos Campos
Texto extraído do site: http://www.lagoinha.com/ibl-vida-crista/em-dias-estressantes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JESUS CRISTO É O SENHOR...!